No âmbito da XXIX Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Cuenca, no Equador, o PID lançou o Cartão Ibero-Americano de Deficiência (TID) a 14 de novembro.

Na presença de S.M. o Rei Felipe VI, dos Presidentes do Equador e de Portugal e do Chefe de Governo de Andorra, foi lançado o Cartão Ibero-Americano de Deficiência, um instrumento que proporcionará um quadro regional para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência na Ibero-América. O TID permitirá a mobilidade, o acesso à cultura, ao desporto, a serviços de informação e comunicação acessíveis e ao usufruto do turismo por parte das pessoas com deficiência entre os países da região, em condições de igualdade com as outras pessoas, o que posicionará a Ibero-América como uma referência no usufruto e exercício dos direitos de todas as pessoas, incluindo as pessoas com deficiência.

Os responsáveis dos países membros do Programa foram testemunhas privilegiadas deste encontro, que também incluiu uma mesa redonda com intervenções da Embaixadora Lorena Larios, Secretária para a Cooperação Ibero-Americana, de Gina Riaño, Secretária-Geral da Organização Ibero-Americana de Segurança Social, de Alberto Durán, Vice-presidente do Grupo Social ONCE (Unidade Técnica do PID), e da paratleta equatoriana Irene Valarezo, e que foi moderada por Martín Rivero, Coordenador da Área de Coesão Social e Cooperação Sul-Sul da SEGIB.

Este evento reforça o compromisso da Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo com a agenda da deficiência, o que também se reflecte no Programa de Ação aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo, que mandata a SEGIB para (D19):

“Apoiar o Programa Ibero-Americano sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (PID) no desenvolvimento e implantação de um plano-piloto para o lançamento do Cartão Ibero-Americano de Deficiência (TID).”