O objetivo do Portal Ibero-americano da Deficiência é que todas as pessoas, independentemente de serem portadoras de deficiência, idade ou acedem à web a partir de tecnologias não convencionais, encontrem uma rede acessível e possam navegar pelas páginas deste site sem encontrar dificuldades ..

Para o efeito, o desenvolvimento do site do Portal Ibero-americano da Deficiência baseou-se no cumprimento das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web 2.0 estabelecidas pelo W3C (World Wide Web Consortium).

WCAG 2.0

Algumas das funcionalidades implementadas no site do Portal Iberoamericano de Discapacidad para permitir uma correta acessibilidade web a todos os conteúdos do site com maior facilidade são:

As características visuais do portal (tipo de letra, cor da fonte e fundo, etc.) são definidas através da folha de estilo para que o usuário possa ajustar o texto às suas preferências.

Os tamanhos das fontes foram definidos com unidades relativas para que você possa aumentar ou diminuir o tamanho da fonte nas opções do navegador.

Se um usuário acessa a página com um navegador que não suporta folhas de estilo, não será uma dificuldade, pois da mesma forma todo o conteúdo pode ser acessado com o CSS desabilitado.

As páginas possuem uma estrutura clara tanto para o usuário que pode ver todo o conteúdo, como para o usuário que lê as informações com um leitor de tela, usuários que desativam a folha de estilo, etc. Para tanto, foram definidos os títulos das seções, listas e todos os elementos que auxiliam no entendimento geral do site por meio do código HTML.

O código HTML e CSS utilizado obedece a gramáticas formais para garantir a exibição correta dos conteúdos em diferentes navegadores.

CSS válido XHTML válido